Seleção Brasileira × na web de torcedores da Seleção Brasileira.
Seleção Brasileira
A rede social de torcedores da
Seleção Brasileira

waldemar de brito… descobriu ouro em bauru

Quer criar um artigo? Tente procurar no Buscador o artigo que deseja criar para comprovar que ainda não existe. Em caso de não existir, você poderá criá-lo

Denúncia

Por favor, insira o motivo de denúncia do artigo

Por favor, copie e cole os parágrafos denunciados para ajudar a localização do artigo denunciado. Obrigad@.

waldemar de brito… descobriu ouro em bauru

Enviar a um amigo

Ele entrou para a história como o descobridor do garoto que um dia se tornaria conhecido como o Rei do futebol, o atleta do século e o primeiro jogador a anotar oficialmente a marca de 1000 gols: Pelé.

Mas como veremos, Waldemar de Brito não foi apenas o descobridor de Pelé. Nascido na cidade de São Paulo em 17 de maio de 1913, seu primeiro time foi o Esporte Clube Sírio ao lado de seu irmão Petronilho de Brito, em meados de 1928.

Sede da Ponte Pequena. Esporte Clube Sírio. (década de 1920). Crédito:sirio.org.br.

Em 1929, depois de uma breve passagem pelo Independência F.C, Waldemar retornou ao Sírio, onde permaneceu até 1932. Em 1933, sua fama de goleador o levou ao recém fundado São Paulo da Floresta.

Com a camisa do tricolor o jovem Waldemar se deu bem. Seu sucesso começou na disputa do Torneio Rio-São Paulo, em uma partida contra o Vasco da Gama, quando anotou os cinco tentos da vitória por 5×1.

O artilheiro saiu de campo carregado pela multidão, que invadiu o campo em comemoração.

A partir da esquerda: Armandinho, Araken Patusca, Waldemar de Brito, Patrício e Luizinho. Crédito: blogsoberanoarruda.blogspot.com.br.

Crédito: folha.uol.com.br

Pelo campeonato paulista daquele ano, Waldemar foi o artilheiro da competição com 21 gols. Seu excelente desempenho o levou ao selecionado brasileiro que disputou o mundial de 1934.

Com a Seleção Brasileira, Waldemar atuou por 17 vezes em 1934 e também foi artilheiro com 20 gols marcados, com oito vitórias, cinco empates e quatros derrotas. (livro “Seleção Brasileira – 90 Anos”, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf).

Ainda em 1934, Waldemar de Brito foi atuar no futebol carioca defendendo o Botafogo por apenas uma temporada antes de se transferir para o San Lorenzo da Argentina, clube que também foi defendido por seu irmão Petronilho.

Em 1937, Waldemar retornou ao Rio de Janeiro para jogar pelo Flamengo. Com a camisa do rubro-negro o atacante permaneceu no período entre 1937 e 1939, conforme o Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins.

Ao todo, foram 59 partidas disputadas com 34 vitórias, 7 empates, 18 derrotas e 35 gols marcados.

Crédito: revista Esporte llustrado Nº 37 – 21 de dezembro de 1938.

Ainda em 1939, Waldemar retornou ao San Lorenzo e no ano de 1941 desembarcou novamente no futebol paulista para vestir pela segunda vez a camisa do São Paulo F.C.

Nessa segunda passagem pelo tricolor (1941 até 1943), Waldemar foi o artilheiro do campeonato paulista de 1942 com 21 gols.

Crédito: saopaulofc.net.

Crédito: Jornal A Gazeta Esportiva Nº 880 – 20 de julho de 1942.

Nesse período, o atacante realizou 35 jogos obtendo 19 vitórias, 10 empates, 6 derrotas e 29 gols marcados, tendo participado do grupo que conquistou o título paulista de 1943. (fonte: Almanaque do São Paulo de Alexandre da Costa).

É o único jogador do tricolor a possuir marca superior a um gol por partida, (1,06 gols por jogo) superando até mesmo ao lendário Arthur Friedenreich, contemporâneo de Waldemar e o segundo colocado neste ranking.

Crédito: saopaulofc.net.

Fluminense F.C: Pipi, Magnones e Waldemar de Brito. Crédito: site do Milton Neves.

Em 1944, Waldemar continuou sua saga de viajante e voltou ao Rio de Janeiro para atuar pelo Fluminense.

Em seguida, retornou ao futebol paulista para defender a Portuguesa de Desportos em 1944 e no mês de março de 1945, Waldemar trocou de colônia e foi vestir a camisa do Palmeiras.

Gazeta Esportiva 19/03/45: os cartolas do Parque Antártica se mexeram para contratar reforços e manter o time à altura do grupo do ano anterior, que havia conquistado o Campeonato Paulista. Os quatro novos jogadores que haviam acabado de chegar. Em pé: Túlio e Waldemar de Brito,
agachados: Mantovani e Oswaldinho. Crédito: site do Milton Neves.

No Parque Antártica, segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, o atacante atuou em 15 partidas com nove vitórias, quatro empates, duas derrotas e nove gols marcados.

Em 1946, Waldemar chegou à cidade de Bauru (SP) para jogar pelo Bauru A.C. Pouco tempo depois, em 1953, quando já era treinador do time infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, ficou fascinado com o futebol do jovem Edson Arantes do Nascimento.

Em 1952, Waldemar ainda batia suas bolinhas, na várzea, campeão do Torneio Início da Liga Bauruense de Esportes, pelo Sanbra como aparece na foto. Em pé, à partir da esquerda, Vidal, Djalma, Polido, Aryél, Lídio e Lúcio; Agachados, Sergipano, Lima, Waldemar de Brito (de gorrinho), Pinheiro e Ditinho. Crédito: blogdonorusca.blogspot.com.br.

Em destaque estão o ainda menino pelé e Waldemar de Brito. Crédito:pele.m-qp-m.us.

Três anos depois, no dia 08 de agosto de 1956, Waldemar levou Pelé para o Santos antes que o Noroeste firmasse compromisso com o garoto. Por conta disso, passou para a história como descobridor do “rei”.

Waldemar de Brito faleceu em 21 de fevereiro de 1979. Seu legado para o futebol brasileiro não deve ser limitado somente ao descobrimento de Pelé.

Waldemar conquistou glórias e respeito pelos inúmeros gramados por onde passou.

Créditos de imagens e informações para a criação do texto: revista Placar, revista Esporte Ilustrado, revista El Gráfico, jornal A Gazeta Esportiva,folha.uol.com.br, site do Milton Neves (por Marcelo Rozenberg), sirio.org.br,guiadoscuriosos.com.br, saopaulindas.spfc1935.com.br,blogsoberanoarruda.blogspot.com.brsaopaulofc.net, pele.m-qp-m.us, blogdonorusca.blogspot.com.br. (por João F. Tidei Lima / Historiador).TardesdePacaembu

Página criada por lumogo

É provável que esse artigo contenha material da esse material se utiliza de acordo com os termos da licença livre de documentação